Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico

A Toxina Botulínica e ácido Hialurônico são de competência do cirurgião-dentista pela resolução do CFO 146/14.

E vamos combinar, quem entende melhor de harmonia facial do que o dentista?

Então para que serve a Toxina Botulínica?

Essa proteína tem a função de paralisar temporariamente a atividade muscular e esse benefício pode ser usado de duas formas:

 - Esteticamente: Diminuição as rugas de expressão, como fronte, olhos, lábios, queixo, pescoço e outros músculos mímicos.

 - Terapeuticamente: Para correção de bruxismo, apertamento dentário, sorriso gengival e correção de assimetrias faciais.

É super segura, com a indicação correta, e tem efeito temporário.

E o Ácido Hialurônico?

Essa substância já existe entre as nossas células e funciona agregando mais água nos locais onde é aplicada, causando um aumento de volume.

Também é transitória, pois essa substância também é metabolizada pelo nosso organismo com o tempo. É muito segura quando aplicado o protocolo corretamente.

É usado para correção do sulco nasogeniano (bigode chinês), preenchimento para contorno e volume dos lábios, correção de mento e até para estimular crescimento gengival em áreas de próteses e implantes.

Será que eu tenho bruxismo?

Veja alguns sintomas

 

Além do desgaste e amolecimento dos dentes, dor de cabeça é o sintoma mais comum do bruxismo. Isso acontece porque a compressão exagerada dos dentes pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz e depois à necrose dos vasos, dos nervos e da polpa dentária.Outros sintomas do bruxismo são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca, alterações do sono. A intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra.

Se você se identificou com esses sintomas, o Dr. Fabricio faz o tratamento para bruxismo através de uma placa miorrelaxante (relaxa os músculos da mastigação diminuindo e até eliminando os estímulos do bruxismo). Além da placa os pacientes também podem receber sessões de acupuntura para redução da dor e relaxamento muscular

A Importância da atividade preventiva

 

• A criança acompanhada desde cedo adquire experiências agradáveis em relação à sua saúde bucal, sem traumas;
 

• O controle constante dos fatores que causam o aparecimento da cárie permitem a criança chegar à fase adulta sem nenhuma experiência de cárie, e consequentemente sem dor!
 

• O tratamento preventivo é simples, de baixo custo e fácil de ser aplicado;
 

• Os problemas de oclusão (posicionamento de dentes) podem ser detectados e corrigidos antes de se estabelecerem.

Chupeta Pode?

O uso da chupeta cria alterações no crescimento e desenvolvimento das estruturas da boca do seu filho.

Nos três primeiros meses de vida, a criança tem muita cólica, o que incomoda, e muito. Mas quando ela suga o peito da mãe, libera substâncias analgésicas,  diminuindo a dor. A chupeta é perigosa, pois como a criança está aprendendo a sugar, ela acaba se confundindo no aprendizado da sucção do peito, que é muito importante.

Nesse momento é de extrema importância a ida ao odontopediatra que irá esclarecer suas dúvidas e propor soluções. Lembrando que é importante que os pais façam uma visita ao odontopediatra durante o período gestacional, senão feito que o procurem antes dos dentinhos começarem a erupcionar, a fim de receber orientações para estes primeiros meses e também acostumar a criança com essa nova experiência.

Prevenção é sempre a melhor escolha.
Cuidando de seu filho logo cedo, irá prevenir de distúrbios bucais mais tarde.

Seus dentes escureceram?



Muitas pessoas nos perguntam por que os dentes “amarelam”? Como fazemos estética na clínica, essa pergunta é feita quase que diariamente.

Mas, o que causa alteração de cor?
Não importa que tipo de mancha o dente tem, que cor é a mancha. O que todos querem é ficar com os dentes bem “branquinhos”! E isso é possível!

Em primeiro lugar, vamos identificar que tipo de mancha o dente tem, se é por alimentos, por cigarro, medicamentos, genética ou restaurações muito antigas. Somente depois disto iremos planejar o tratamento ideal para clarear os dentes.

Pra se ter uma ideia, as manchas podem ser provenientes de pigmentos dos alimentos como açaí, chocolate, café, refrigerantes, vinho tinto entre outros. Esta situação pode ser agravada quando se tem restaurações mal adaptadas ou aparelhos ortodônticos fixos, por exemplo,  situações essas onde há maior dificuldade para remover a placa bacteriana.

Outras manchas também ocorrem nos dentes em sua porção mais interna que pode indicar necessidade de intervenção endodôntica. Quanto menos tempo com o dente escurecido, mais chances de se obter sucesso no clareamento dental.

 Gravidez Saudável


Recentemente pesquisadores da Universidade de Nova Iorque descobriram que a doença gengival pode aumentar as chances de uma gestante passar a ter diabetes. Pesquisaram com mais de 250 gestantes durante os primeiros 6 meses de gestação.

As gestantes tinham que fazer exames de sangue com teste de tolerância a glicose, exame específico para investigação dessa morbidade. E claro que além disto, uma avaliação odontológica completa. Descobriram que as gestantes que desenvolveram diabetes gestacional, foram as mesmas que apresentaram problemas nas gengivas. Com isto, ao escovar os dentes, as que tinham sangramento, eram as mesmas que tinham maior taxa de açúcar no sangue.
Normalmente, o diabetes gestacional desaparece com o fim da gravidez, porém vale lembrar que as mulheres que apresentam este tipo de problema, passam a ter um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2 tardiamente na vida. Vale lembrar que a doença periodontal durante a gestação também está ligada a prematuridade.

Com esta notícia, vemos a importância do cuidado com a saúde bucal durante a gravidez para prevenir problemas posteriores.

Confira 10 dicas para conservação dos dentes e uma melhor qualidade de vida:

1.   Escove os dentes após todas as refeições ou pelo menos 3 vezes ao dia;
2.   Manter uma alimentação saudável, ricas em fibras com menos açúcares e carboidratos;

3.   O açúcar é vilão para dos dentes pela frequência durante o dia e não pela quantidade;

4.   Usar o fio dental antes de cada escovação ou pelo menos na escovação antes de dormir;

5.   As escovas não devem ser compartilhadas e recomenda-se a troca a cada 3 meses;

6.   Use quantos métodos de higiene achar necessário, como fio dental e escovas interdentais pois o dente tem faces que nao são alcançadas com a escova comum;

7.   Não esqueça de escovar a língua removendo restos de alimentos e células que deixam a língua com aspecto esbranquiçado/amarelado;

8.   Evite alimentos com corantes para evitar manchas nos dentes e restaurações;

9.   Evite refrigerantes e alimentos ácidos que solubilizam o esmalte do dente;

10. E o mais importante: Visite o seu dentista regularmente, só ele pode te ajudar a prevenir problemas e detectar doenças em seu estágio inicial!

5 mitos sobre a Saúde Bucal


"Escova de dentes dura limpa mais" - Cerdas duras associadas a escovação muito forte podem machucar as gengivas e causar recessões gengivais.



"Para uma limpeza completa é necessário o enxaguante bucal" - Bochechos "bagunçam" a flora bucal. Evite usar enxaguantes com frequência, somente com indicação do seu dentista.



"Quando a gengiva sangra é melhor não passar o fio dental" - O sangramento é sinal de gengivite que é causada pela escovação deficiente, portanto continue escovando e passando o fio mesmo nos pontos de sangramento.



"Pastas de dentes abrasivas limpam melhor" - O fator mais importante da pasta é a capacidade de limpeza e isso não se relaciona com a abrasividade.



"A escova para ser boa deve ser cara" - A melhor escova tem cerdas macias e cabeça pequena, e essa característica não está associada ao seu preço.

Agende uma avaliação

Rua Helena David Neme, 113

Vila Adyana -São José dos Campos - SP



Tel: (012) 3941 1294


Whatsapp 12 98274 6007 

Link direto http://bit.ly/2EZ6Zly